quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

GURI DE GARAGEM

Certa feita ouvi de um amigo que me conheceu já adulto, o seguinte: cara tu tem todo o jeito de ter sido guri de garagem! Diante da dúvida do significado, me respondeu que guri de garagem era aquele que preferia ficar na garagem de casa em troca da rua. Fiz uma rápida reflexão e voltei à minha infância.Ele tinha razão. Sempre preferi o autorama, os difíceis jogos de montar, do tipo mecbras, engenheiro eletrônico e, ainda, um outro que servia para montar complexas lunetas e microscópios. Eu montava galenas (rádios receptores rudimentares), brincava madrugada a dentro de sintonizar em ondas curtas emissoras de outros países em um grande receptor valvulado.Enfim, era mesmo um guri de garagem. 

Minha passagem pelo futebol não foi das melhores. Foi um medíocre goleiro, aliás posição que era reservada aos menos habilitados aos dribles e movimentações certeiras. Bem, mas o que isso tem a ver com o INTER? O meu passatempo é andar de moto. Cruzei a Patagônia e a Terra do Fogo até USHUAIA, a cidade do "fim do mundo". Poderia dizer que agora sou um cinquentão de garagem.
Apesar da qualificação - Guri de Garagem - lembro que quando passei a frequentar estádios (primeiro os Eucaliptos e depois o Beira-Rio), sempre me chamou muito a atenção a figura do dirigente. Pensava no quanto eram importantes, na medida em que eram eles quem de fato determinavam o futuro do Clube e os caminhos do time para o qual sempre torci. Digo isso para estabelecer que para ser dirigente de futebol não é necessário praticar o futebol.
A conclusão é óbvia, pois se praticasse bem o futebol teria sido atleta e sempre estive muito longe disso.
Dirigir um vestiário tem aspectos inusitados que desafiam qualquer um. Todo o dia temos, no mínimo, um novo problema e a necessidade de buscar uma solução. É necessário ser impetuoso mas medindo o ímpeto, ser determinado e ao mesmo tempo flexível, ser cobrador  e ao mesmo tempo generoso. Mas, antes de tudo, ser atento. Muito atento! É necessário perceber as coisas antes que elas aconteçam e, mesmo que aconteçam, refletir sobre qual é o melhor caminho a seguir. O mais desafiador é que o vestiário é repleto de gente, de pessoas. É isso que faz toda a diferença. Em síntese, ser cauteloso sem ser covarde e ser arrojado sem ser irresponsável.

Talvez comandar seja mais adequado às montagens complicadas dos jogos eletrônicos e à sintônia fina das galenas do que a prática amadora do futebol.
Aprendi muito ao longo da vida, em especial no INTERNACIONAL.
Tenho convicção que a virtude de dirigir um vestiário está no ajuste equilibrado e certeiro.

26 comentários:

Jess disse...

Muito bom ver um dirigente de futebol se aproximando da torcida. É importante o teu papel, Siegmann.

eric richard disse...

Boa sorte nos seus próximos anos de Inter, e desejo que tome todas as decisões corretas, por mais que a torcida não concorde.Parabenizo também pelo que já fez no Inter, não sei se foi pouco ou muito, mas mudou sim, e espero que suas apostas dêem certo.Mais uma vez boa sorte.

Unknown disse...

perfeito! vou estar sempre acompanhando...

Walter de Souza disse...

Muito bom Siegmann, eu e muitos colorados estamos admirando seu início de trabalho, identificou certinho as carências do grupo, contratou pontualmente, estamos usando este gauchão para observar mais a gurizada para ver quem realmente pode suprir alguma carência que venha à surgir e o melhor disso é seu modo de interagir com a torcida colorada, tanto no twitter como neste blog!
Meus sinceros Parabéns e Saudações Coloradas !

Unknown disse...

Sucesso, sucesso duplo, sucesso triplo, AMERICA TRIVERMELHA!

lagarto disse...

tu foi até Ushuaia de moto?? isso é mesmo possível? se for, um dia farei isso também! :-)

boa sorte com esse trabalho tão importante pra todos nós!

abraço

Julio disse...

Um verdadeiro guri de garagem adora desmontar e remontar suas tralhas, mas só saberá o que rola na vizinhança se estiver atento ao que fazem e dizem os guris de rua, assim, os de garagem só poderão resultar bons dirigentes se não derem as costas aos de rua. Os siegmanns são os de garagem, os torcedores, os de rua.

Estou na torcida para que este blogue seja um vitorioso, Siegmann, além de um pioneiro.

Lúcia Bastos disse...

Salve Blogueiro!
Bom que criaste mais este espaço de contato com torcida Colorada.
Aqui mais do que no twitter vais poder expor suas opiniões, assim como também "ouvir" a torcida!

Se interessar uma parceria de links com o http://coloradasnaarea.blogspot.com/ é só nos linkar por aqui que retribuimos.

SAUDAÇÕES COLORADAS BI CAMPEÃS DA AMÉRICA, RUMO AO TRI!!!

@PimentinhaRED

Valério disse...

O dirigente, além de competência, tem que ter sorte. O Siegmann, pelo trabalho incial, mostra que é competente. Firmou convicções inclusive no que se refere ao treinador, tomou conta do vestiário, contratou jogadores de reconhecida qualidade para posições que efetivamente o time tinha carência. Nas entrevistas, demonstra segurança no que está fazendo e passa confiança para a torcida. Além disso, mantém um contato direto com os torcedores via redes sociais. Vamos torcer, agora, para que tenha sorte. Que os jogadores contratados realmente apresentem o futebol que possuem, que o treinador acerte o sistema tático e faça a escolha certa dos jogadores, que o time encaixe e obtenha vitórias. Vamos torcer. Eu levo fé.

Rafael disse...

Belo texto Siegmann e acima de tudo parabens pelo jeito de conduzir as coisas, com bom humor e transparencia e se aproximar da torcida, afinal o dirigente não é um ET ou alguma divindade e sim um torcedor, mas com poder de decidir. Boa sorte nessa caminhada e nós da torcida estamos contigo. Como ja falei no twitter, ja tive aula contigo no IDC, lá por 2000, pra segunda fase da OAB.

Tsunami Colorado disse...

Grande Siegmann. Não te apega em jogador. Jogaadores vão e vem e o nosso Inter sempre fica! Queremos a Libertadores. Sucesso Professor!

Edu disse...

Siegmann,

Parabens pelo trabalho no futebol do inter, pelas boas contratacoes e por estre blog.

Mas tem jogadores pedindo pra sair há uns 6 meses: eh o caso de nei e do espetacular. Indio entao, pede pra sair desde 2007. Pq vcs nao atendem estes pedidos dos jogadores?

Pq os nabas que foram afastados nao tem simplesmente seu contrado rescindido?

um abraço

Unknown disse...

Gostei do seu texto, Dr. Siegmann. E tô gostando do foco na Libertadores, rumo ao Tri. Queremos ver hoje contra o Emelec!!!

Luciana Monteiro Michel - Consulesa Colorada do Bairro Três Figueiras, POA/RS disse...

Excelente texto!
Mais uma vez, estás sendo pioneiro na comunicação com a torcida.
Serei frequentadora assídua - mas não abandona o Twitter. A instantaniedade do Twitter é muito legal!
Vou contar uma passagem da minha infância/adolescencia... Eu queria jogar basquete... Mas meu pai dizia que "como jogadora, eu seria uma excelente dirigente"... hehehe
Provavelmente não lembras, mas te comentei que tinhas todo o perfil para ser um excelente vice de futebol!!!
Confiamos no teu trabalho, na força e na qualidade do grupo colorado, rumo ao TRI da América!

PAULO GREFF disse...

Roberto, meu nome é PAULO ROBERTO GREFF JUNIOR , tenho uma menina de 11 anos colorada, e esta chegando mais um colorado no mundo, sou socio colorado campeao mundial, na ultima final de libertadores, fiquei de fora de novo tenho 39 anos e vou ao beira desde os 6 anos, não acho justo a policita de socios , até por que tem muita gente que é socia campeao mundial e nunca vai a jogo, porem o meu colega de trabalho fez a carteira 1 semana antes da final e conseguiu comprar o ingresso (SORTE) não falta de organização em relação a vendas, mas tudo bem , apenas quero te dizer que queria colocar minha mensalidade em dia que não pago desde de dezembro, e vou colocar, agora CAMPANHA PARA 200 mil , será que na proxima libertadores EU , MINHA FILHA DE 11 ANOS e meu novo herdeiro colorado vamos ter que ficar de fora de novo.Mandei e-mail para ouvidoria e até hoje nem me mandaram tomar um suco gelado, vamos la hoje começa a briga pelo TRI e continuarei colorado como sempre , espero uma reposta tua.

Edu disse...

roth jah tentando se livrar da culpa pela derrota de logo mais:
http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/?Noticia=258409

Corneteiro Virtual disse...

Tenho gostado do teu trabalho, em geral.

A lamentar:

- a manutenção do Lauro: como pode um goleiro que ano passado não servia, voltar a servir?
- a manutenção do Índio: sou fã do antigo Índio mas esse aí passou. Até o Ronaldo que fez a festa nele parou!
- a manutenção do W. Mathias: a saída do Sandro avacalhou o meio campo e por consequência todo o time. Vei o Mathias que não deu certo! Os resultados da equipe com ele falam por sí!
- a manutenção de jogadores reservas com altíssimos salários: tanto é verdade que os outros times não os contratam porque eles não querem ganhar menos.

E A PIOR DE TODAS: A MANUTENÇÃO DO ROTH! ELE SÓ QUEIMA JOGADORES QUE NÃO GOSTA, NÃO MUDA DE ESQUEMA E DE PEÇA MESMO COM A EQUIPE TENDO SUCUMBIDO! ELE FOI O AUTOR DA MAIOR FRUSTRAÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA! E COMO PRÊMIO TEM SEU CONTRATO RENOVADO? LAMENTÁVEL!

Fora isso, tudo bem!

Douglas Gonçalves disse...

Parabéns pelo blog e por buscar sempre a aproximação com os verdadeiros donos do inter, sua torcida! Espero que aqui a interação seja similar a que ocorre no twitter e que os dirigentes ouçam sua torcida que nem sempre está certa, mas igualmente nem sempre está tão errada assim!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Favor observar o DESERTO QUE É NOSSO LADO DIREITO, quer DEFENSIVO (a esmagadora maioria dos gols sofridos é por ali, desde o inicio de 2010, era fossatiana, com contratação do Nei que ´enganou` em sua estréia na LA e escancarou as deficiencias de bola alta e velocidade de Indio e Bolivar); quer OFENSIVA, a esmagadora maioria dos gols feitos e jogadas ofensivas eficientes é pelo lado esquerdo com o Kleber, Guina e Dale (que no lado direito nada consegue).
Perceba que com um cbom centro-avante na área (Damião) é só o Kleber colocar a bola ali que ele faz, já o Nei carimba a bola pro WM, que carimba pro Tinga, que dá pro Dale (às vezes sai coisa boa pelo lado direito, só com o Dale)

E o Roth está tentando enfiar o Zé no lado ESQUERDO ! E na DIREITA, não vai nada ?

Edu disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
JeFyNhOo O pReTo disse...

Mto bom texto caro dirigente. Parabns!!

Anônimo disse...

Muito importante esse contato do dirigente com a torcida.

POR UMA AMÉRICA TRIVERMELHA.

Gabriela Griebler disse...

Sinto orgulho em ter uma pessoa tão admirável como um dos representantes colorados. Essa atenção e responsabilidade é fundamental para manter um time sempre campeão e glorioso.

Marco Cappelletti disse...

Siegmann, cada vez mais tenho a convicção do grande dirigente que tu esta se tornando. Quanto mais conheço tuas idéias de futebol, mais eu gosto. Estou confiante que tu irá levar nosso time a muitas glórias. Ótimo texto. Parabéns pela iniciativa, já te sigo no twitter e irei te acompanhar no blog. Um grande abraço.

Unknown disse...

Você acaba de ganhar um seguidor FIEL ao seu blog!

ótimo texto.. é realmente muito bom saber que alguem que exerce um papel importante no meu time está tão próximo a torcida!

Julio disse...

21/02/2011 - Sei que deves estar vivendo "fortes emoções", Siegmann, mas precisas te lembrar da tua proposta ao criares este blogue, a comunicação com os colorados, e isto não está acontecendo, justamente, neste momento tão importante que vive a Nação Colorada.